Campos Novos: Palestra a profissionais de acolhimento aborda comunicação com empatia

Na tarde de segunda-feira (12), ocorreu em Campos Novos uma palestra destinada às cuidadoras do serviço de acolhimento do município. A palestra teve como tema “Cuidar com o coração e a palavra: comunicação que conecta”, e foi ministrada pela psicóloga voluntária, Samira Ferreira de Lima. O momento é fruto da Responsabilidade Social da FIESC e do Programa Novos Caminhos.
De acordo com a palestrante, foram abordados conceitos pautados no princípio da comunicação não violenta. Esta abordagem valoriza agir com atitudes de empatia e escuta, proporcionando uma melhor resolução de problemas. “Nesta discussão, aprofundamos sobre autocuidado e autoconhecimento, para que elas possam se autoavaliar e serem empáticas com as colegas em alguns comportamentos”, explica Samira.
A palestrante revela que a comunicação não violenta pode se fazer presente tanto no ambiente de trabalho quanto no espaço familiar, e compara o momento ao plantio de sementes do bem. “Foi uma experiência muito rica, e cada vez mais reafirma a importância de conectarmos teoria e prática, sempre buscando trazer informação dentro de uma linguagem que seja mais realista para aquele público”, lembra.
A interlocutora do Tribunal de Justiça de Campos Novos, Edna Regina Bragagnolo Furtado, foi uma das participantes da palestra. “A fala da psicóloga Samira trouxe reflexão, aprendizado e o desejo de ‘fazer melhor’, acolher e cuidar com um olhar mais empático, com amor e paciência, tentando entender as fases de cada criança, de cada adolescente”, destaca.