Alto Uruguai: programação conecta jovens de serviços de acolhimento ao mundo profissional

O mês de julho foi marcado por uma programação especial para adolescentes dos serviços de acolhimento de Itá, Lindóia do Sul e também aos egressos de Concórdia. As atividades trazem como foco o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, e foram realizadas por meio dos Programas Conexão + Saúde e Novos Caminhos, promovidos pela área de Responsabilidade Social da FIESC.

Segundo a interlocutora de Responsabilidade Social na região, Elaine Blodorn Martins, a programação diversificada reflete a relevância de apresentar o mundo do trabalho e suas inovações aos jovens.  Entre as atividades, esteve a participação em cursos de qualificação profissional no SENAI Concórdia. Os temas estudados incluem introdução ao Canva, ferramentas Google, comunicação profissional e robótica.  “A iniciativa busca despertar o interesse dos jovens por novas tecnologias, ampliar suas habilidades e fortalecer a autoconfiança”, explica Elaine.

Complementando a programação, o grupo fez visitas técnicas a empresas da região, vivência que oportunizou unir teoria e prática. Na Perozin Indústria, em Concórdia, os adolescentes foram recebidos por Alessandra Perusin Miotto, eleita Empresária do Ano em 2024, que compartilhou a história da empresa. “Alessandra destacou os pilares que sustentam o sucesso da organização: qualidade, tempo e custo, além de reforçar a importância da dedicação e do comprometimento em todas as etapas do processo produtivo. A visita foi uma verdadeira aula de empreendedorismo e inspiração para os jovens”, comenta a interlocutora.

Já no SICOOB, os adolescentes puderam conhecer mais sobre o funcionamento do sistema cooperativista. Durante a visita, o grupo participou de uma dinâmica sobre cooperação e trabalho em equipe, que deixou como mensagem o papel de todas as pessoas na construção do futuro, e também ouviu um relato emocionante sobre superação e resiliência. “As histórias contadas provocaram reflexões profundas sobre escolhas, esforço e possibilidades de transformação de vida”, enfatiza.

A interlocutora avalia positivamente os efeitos da programação na vida dos jovens atendidos nos serviços de acolhimento, e ressalta que as atividades foram pensadas com cuidado e propósito. “Buscamos apresentar diferentes realidades do mundo do trabalho, incentivando a autonomia e permitindo que cada um descubra suas afinidades, talentos e potenciais caminhos profissionais”, finaliza.

(Visitado 18 vezes, 1 vezes hoje)

Sobre o autor

You Might Be Interested In

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *