Campos Novos: competidores do SENAI alcançam Top 3 em etapa nacional da WorldSkills

“Chegar ao Top 3 do Brasil não foi fácil, mas com todo o conhecimento que me ensinaram, consegui chegar lá e realizar uma excelente prova”. O depoimento é do aluno Juarez Souza da Cruz Junior, um dos alunos do SENAI Campos Novos a conquistar lugar no pódio nacional da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. A conquista foi celebrada ao lado de seu treinador, José Inácio Tusque. O estudante Lucas Eduardo Dias de Oliveira, treinado pelo professor Jeferson Magnaguagno, também alcançou o Top 3. A etapa foi realizada em Sertãozinho, no interior paulista, no início de setembro.
Juarez iniciou seus estudos técnicos no SENAI em 2022. Ele compete na área de mecânica industrial, que contou com quatro módulos: usinagem, condicionamento, automação e manutenção preditiva, totalizando 18 horas de prova, realizadas ao longo de três dias. “O maior desafio é a gestão de tempo, porque o tempo da prova no nacional é muito curto”, relata o competidor.
A vaga para representar o estado a nível brasileiro foi conquistada no ano passado, quando Juarez recebeu a medalha de ouro pela performance na etapa estadual, em São Bento do Sul. Quem acompanha sua trajetória é o professor José Inácio Tusque, que vê na educação profissional um potencial transformador. “Os treinos para esta etapa exigiram muita dedicação, tanto minha quanto do competidor. Tivemos uma rotina intensa, com estudos, práticas de laboratório, simulações de provas e muitos ajustes de estratégia. Foi desafiador, mas também muito enriquecedor”, lembra o docente.
As palavras do competidor Lucas Eduardo Dias de Oliveira refletem outra história de sucesso na instituição. Ele ingressou no SENAI em 2019, ao cursar Iniciação Profissional, e continuou aprimorando-se em novos cursos desde então. Ele classifica o autocontrole como fator fundamental para o bom desempenho na competição, onde participa na modalidade de eletricidade predial. “A principal diferença foi a temperatura. Enquanto aqui treinávamos na casa dos 20 a 25 graus, lá batia 38 graus durante a prova, e foi algo que exigiu bastante do competidor”, comenta.
Lucas alcançou a vaga nacional após conseguir medalha de prata em Santa Catarina e sair vitorioso de uma prova de desempate, ocorrida em março deste ano. Seu treinador, Jeferson Magnaguagno, compartilha a rotina de dedicação ao lado do competidor há cerca de um ano e meio. “Em cada etapa, a gente buscou evoluir com treinos específicos. Avaliamos os resultados, comparamos os desempenhos, trabalhamos na melhoria da velocidade de execução, qualidade, adaptação de ferramentas e criação de procedimentos para otimizar o processo”, explica o professor. No dia 28 de setembro, em Brasília, os competidores receberão medalhas e conhecerão seus lugares oficiais no pódio, com a possibilidade de representarem o país mundialmente na China, em 2026.
O supervisor de educação profissional do SENAI Campos Novos, Guilherme Martendal, fala sobre o compromisso em possibilitar espaço e ferramentas de qualidade a quem passa pelos cursos ofertados na unidade. “Quando pensamos nos diferenciais de estudar no SENAI, a gente frisa a estrutura física de laboratórios, equipamentos e nossas salas de aula. Oferecemos cursos em diferentes níveis, o que permite atender diferentes perfis, isso tudo contribuindo com o desenvolvimento local, oferecendo mão de obra especializada para a indústria da região. Temos o legado do SENAI, que é ser reconhecido nacionalmente como a melhor instituição em ensino profissional”, enfatiza.
No momento, estão abertas matrículas para cursos de Gestão de Recursos Humanos; Informática Básica; Eletricidade Residencial Básica e Manutenção em Sistemas Fotovoltaicos. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da unidade: (49) 3551-4840.