Formatura marca conclusão de mais uma turma do Novos Caminhos no Alto Uruguai
Na tarde da última quinta (28), foi realizada no SENAI Concórdia a formatura do Programa Novos Caminhos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a FIESC e a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, além da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Além disso, o Programa conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB0, entre outras importantes organizações.
O Novos Caminhos almeja contribuir com desenvolvimento pessoal e profissional de crianças e adolescentes que estiveram ou estão em medida protetiva de acolhimento. Ao todo, 26 jovens de Itá, Seara, Concórdia, Lindóia do Sul e Irani formaram-se na ocasião, representando um momento especial e transformador na vida de cada um.
Conforme o Gerente de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, o trabalho interligado traz frutos relevantes e percebidos na formatura. “As casas de acolhimento, empresas, voluntários e demais parceiros, mostram que esse trabalho em rede dá resultado, a formatura foi a prova viva disso, esses jovens estão se colocando no mercado de trabalho. A gente vê a vontade e a garra que eles têm em ter uma profissão”.
A Gerente-Executiva do SESI/SENAI na Região do Alto Uruguai Catarinense avalia positivamente o impacto das ações do Programa no futuro dos adolescentes. “Nós, do SESI/SENAI e IEL acreditamos e trabalhamos para um futuro melhor e o Programa Novos Caminhos é uma grande oportunidade de Transformação Social. Oferecemos cursos e experiências para que esses jovens possam se desenvolver em conhecimento, comportamentos e principalmente, fomentarem novos sonhos para suas vidas. É muito gratificante acompanhar as histórias vitoriosas que temos com o programa, contribuindo para um futuro digno e mais feliz”, destaca.
O Vice-Presidente da FIESC para a Região também destaca a importância da conclusão desta etapa para os formandos, enaltecendo o papel da inclusão e formação profissional dos adolescentes em serviços de acolhimento. “O Programa tem transformado vidas e promovido inclusão social. Para nós, da FIESC, a formatura de mais uma turma significa emoção e aprendizado. Temos a certeza de que esses jovens internalizaram muitos conhecimentos, mas com suas histórias e trajetórias, também nos ensinaram muito”, pontua.